PERFIL DA INSTITUIÇÃO
Princípios: Ética e comprometimento. Competência Técnica e Administrativa.
Missão: Contribuir para a melhoria na qualidade de vida, saúde e meio ambiente, através do saneamento básico.
Lema: “Consciência de economizar água não é favor nenhum, mas, sim, a garantia da sobrevivência de todos. Pense nisso!”.
Histórico
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Guaçuí é uma Autarquia Municipal, com personalidade jurídica e autonomia administrativa e financeira. Foi criado pela Lei N° 1970/90.
Administração
O Setor Administrativo do SAAE de Guaçuí conta com uma estrutura informatizada nas áreas de Conta-Consumo, Almoxarifado e Patrimônio, Contabilidade, Recursos Humanos, Faturamento e Projetos, além de atendimento eletrônico que permite respostas imediatas e precisas.
Sistema de Captação
A captação da água que abastece a cidade de Guaçuí é feita em duas importantíssimas fontes captação: São Felipe – na nascente do rio Veado - e Luzia. Através de uma rica tubulação – as duas com cerca de 20 km de extensão. Verdadeiros aquedutos de captação, que proporcionam uma vazão na média de 131 L/s divididos para as quatro estações.
ETA - Estação de Tratamento de Água
O tratamento é feito através do Sistema Convencional: coagulação, floculação, decantação e filtragem em quatro estações de tratamento:
1. ETA do Distrito de São Tiago ( 5 L/s );
2. ETA do Distrito de São Pedro de Rates ( 6 L/s );
3. ETA Bairro Antônio Martins ( 6 L/s );
4. ETA Cristo Redentor ( 114 L/s ).
Após o tratamento, que é feito com a aplicação de flúor para a prevenção da cárie dentária e de óxido de cálcio (cal hidratada) para correção do pH e desinfecção com hipoclorito de sódio, nos respectivos reservatórios acumulam cerca de 1.453.000 m3 de água.
Miguel Aparecido Theodoro
Diretor Geral - Período Jan-Set/2009